domingo, 3 de novembro de 2013

Matéria site da Globo

Meninas!!!


Saiu uma matéria super interessante no site da Globo sobre a utilização de crochê e tricô na decoração de casa!
Confiram!


O crochê e o tricô ganham espaço na casa em acessórios e até em móveis 



Associados a aconchego e leveza, as tramas saem do armário e passam a decorar o lar


Agulhas nas mãos, novelos a postos no sofá... A cena de entrelaçar fios logo remete à casa da vovó. E é justamente este o lado que tem levado o crochê e o tricô ao status de tendência de decoração. As duas técnicas entram na categoria trabalhos artesanais, tão em alta por exaltarem o passado e a simplicidade. As tramas ressurgem agora numa leitura moderna — seja em projetos ou em peças de design.

No quarto de uma moça solteira, por exemplo, a cama foi toda forrada com um mix de crochê e tricô. A começar pela cabeceira. As arquitetas Regina e Bianca Prior bolaram uma com três metros de extensão, que foi coberta por um tecido da loja Ville Marie, do CasaShopping. Depois, bastou fixá-la na parede, sobre uma placa de MDF. Em cima da cama toda moderninha, feita com uma palete de madeira branca e rodinhas, a colcha e as almofadas completam a composição, com as mesmas cores neutras e em tecidos similares.

— A gente queria focar no aconchego, porque muitas vezes um espaço fica bonito visualmente, mas não é convidativo. E quarto não dá, né? Tem que ter aconchego — explica Bianca. — Focamos na cama para chegar a esse objetivo. Tricô é quentinho, literalmente, e transmite esta ideia.

Se o assunto é aconchego, as poltronas e pufes só têm a ganhar com as tramas. A designer Luciana Duque criou um estofado de tricô para a célebre Butterfly, feita com estrutura de ferro oxidado. A ideia surgiu quando ela viu a babá de suas filhas tricotando um tapete com barbante de algodão.

— Encomendei a ela com tramas mais abertas para ver no que ia dar, e adorei o resultado — conta a designer, que tem sua peça à venda na Velha Bahia, no Shopping da Gávea. — Ela agora já fez também um centro de mesa e uma luminária para um restaurante.

O designer Tadeu Paisan deixou para a parte de trás de sua cadeira BW, exposta na Way Design, no Rio Design Leblon, aquele detalhe que faz toda diferença. O móvel, de madeira açoita maciça, esconde uma trama feita de corda náutica reciclada.

Para levar apenas um toque artesanal à casa, dá para investir em pequenos pufes, desses para apoiar os pés ou servir como mais um assento. O do Empório Berladin tem capa de tricô lavável na cor gelo, enquanto o modelo da LZ Studio, em Ipanema, também em tricô, é colorido, com tons fortes como amarelo e roxo.

As boas e velhas almofadas de tricô e crochê — clássico da casa da vovó — também estão de volta. A designer Fabiana Pomposelli criou a coleção Bosque Sagrado para a Q-Guai, em Ipanema, cheia delas com bordados de bichos.

— Os tramados têm o poder de acender a memória afetiva em qualquer pessoa — analisa Fabiana.

Eles estão tão em alta que viraram até estampas fakes. O papel de parede holandês Esta Home, da By Floor, no CasaShopping, parece perfeitamente um tricô, mas na verdade foi feito a partir de uma foto aproximada de um. E olhando de longe, os vasos em porcelana de João Armentano, da Novo Ambiente, Ipanema, parecem cobertos por um paninho de crochê, mas a textura está na própria peça.



Leia mais sobre esse assunto em http://ela.oglobo.globo.com/vida/arquitetura/o-croche-o-trico-ganham-espaco-na-casa-em-acessorios-ate-em-moveis-10671514#ixzz2jcweNGYw 
Copyright © 2013 O Globo S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário